Otaku é uma expressão de origem japonesa utilizada para designar pessoas que são consideradas fãs extremistas de determinado assunto, esporte, programa de televisão, hobby e etc. 


No Japão
A figura do otaku é caracterizada como sendo a de um indivíduo que busca se isolar socialmente, dedicando-se exclusivamente e obsessivamente a um hobby ou atividade específica (como vídeogames, filmes, desenhos animados e etc). O otaku, quando atinge o ápice do seu comportamento, pode apresentar alguns sintomas de fobia social. 
Otaku pode ser considerado um termo pejorativo para os japoneses, pois associa o indivíduo a comportamentos antissociais ou mesmo de pouco cuidado e higiene pessoal. 

No Brasil
Na cultura ocidental (como a cultura brasileira), a palavra otaku ganhou um significado bastante diferente do original e é utilizada como uma gíria que define as pessoas que são exclusivamente fãs de animês e mangás (desenhos animados e histórias de quadrinho típicos do Japão).
No Brasil, os otakus são formados por fãs da cultura pop japonesa. 
O mercado de produção para os otakus gera muitos milhares de milhões de yenes para o Japao. País este que tem um enorme centro de atração para os otakus em Tóquio, o distrito de Akihabara

Otaku e Otome
O significado original da palavra otaku está relacionada com o ato de "ser fã de algo", mas no Brasil e em outros países ocidentais, o termo é utilizado apenas para rotular as pessoas que são fãs de animês, mangás e de outros aspectos da cultura pop japonesa. 
Assim como a palavra otaku, a expressão otome também é usada de maneira completamente diferente do seu significado original em japonês. 
No Japão, otome significa "donzela", "virgem" ou "senhorita", porém no Brasil a palavra é utilizada como o feminino de otaku, ou seja, uma fã do sexo feminino de animês e mangás japoneses. Na realidade, otaku é uma palavra unissex
A relação entre otakus e otomes ficou conhecida por causa de uma rua que existe no Japão chamada "Otome Road", frequentada predominantemente por meninas. As jovens mulheres vão à Otome Roadcomprar mangás e animês Yaois (uma categoria de animês e mangás que apresenta no enredo relações homossexuais entre os seus protagonistas, predominantemente formado por homens). 
Fonte da matéria: significados.com



O mito do OTAKO FEDIDO

Quem é a pessoa que acompanha o mundo otaku e nunca viu algum meme envolvendo um esqueleto humano dizendo a impactante frase: “Cai pro pau otako fedido!”?
Bem se você já viu esse meme com certeza deve ter se perguntado: De onde tiraram isto?! Principalmente se você se considera um otaku.

Créditos do GIF: OtakuBFX


Para começar não se sabe a origem deste meme nem o porquê do esqueleto, mas a atribuição “fedido” tem uma explicação, pelo menos no campo nipônico. Como você deve ter lido acima, no Japão Otakus são pessoas que na maioria das vezes são reclusas, não costumam ter muito contato social e muitas vezes deixam a higiene pessoal de lado, pelo fato de viverem isoladas para elas não há tantos motivos para preocupação com isso. Nesse caso se a pessoa (otaku) não toma banho automaticamente ele pode estar fedido. Até aí tudo bem, é engraçado ver esses memes, cada dia inventam um diferente.

Mas o problema desse termo ou meme, é que ele é usado muitas vezes para disceminar o ódio a otakus na internet, sabemos que há bulling em todo o lugar e mesmo os que praticam tal crime um dia já sofreram com isso, por isso acredito que quando passa de uma simples zoeira e começa a virar perseguição está na hora de parar. Existem até mesmo páginas no Facebook e outras redes sociais para atacar os fãs da cultura japonesa.
Meu concelho para quem tem ódio a otakus é que tente entende-los, muitas vezes eles fazem coisas bizarras mas não generalize isso, todas as pessoas fazem mas cada um do seu jeito.
Meu concelho para os otakus é não tente revidar, sempre que lhes tratarem com ódio tente levar na zoeira, e ajuda-los a ver que o mundo otaku é muito mais kawaii dos que as pessoas pensam.

Espero que tenham gostado, se gostou, clique nos botões de curtir logo abaixo ou compartilhe em seu facebook e não se esqueça de “Seguir” o blog clicando no widget logo ao lado no topo: “Seguidores” que irá ajudar muito! Até a próxima!

 - Autor: Assis Zang


Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Cultura J-POP - 2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Assis Zang.
imagem-logo