Yonkoma ("mangá de quatro quadros", ou 4-koma) é um mangá no formato de tirinhas composto por quatro quadros ou vinhetas de tamanhos iguais ordenados de cima para baixo (podem ser ordenados também da direita pra esquerda horizontalmente ou usar um estilo híbrido 2x2, dependendo do layout da publicação).


Yonkoma vem do japonês, mas o estilo existe fora do Japão em outros países da Ásia e no continente americano também. O primeiro Yonkoma foi produzido por Rakuten Kitazawa (que escreveu usando o nome Yasuji Kitazawa) em 1902. Sua obra foi intitulada Jiji mangá, e foi influenciado pelos trabalhos de Frank Arthur Nakkivell e Frederick Burr Opper.
Tradicionalmente, o Yonkoma segue uma estrutura conhecida como Kishōtenketsu. É uma mistura formada pelas seguintes características chinesas:

Ki: O primeiro quadro forma a base da história; compõe o cenário.

Shō: O segundo quadro se desenvolve a partir da base da história, apresentada no primeiro quadro.

Ten: O terceiro quadro é o clímax, onde ocorre um evento imprevisível.

Ketsu: O quarto quadro é a conclusão, onde são vistos os efeitos do terceiro quadro.

Essas tirinhas aparecem em praticamente todas as publicações no Japão, incluindo mangás, romances, a seção humorística do jornal, revistas de jogos, culinária, etc. 
A trama frequentemente termina no yonkoma, apesar de algumas séries passarem para outros estilos. Alguns yonkomas abordam assuntos sérios, mas sempre o fazem de maneira cômica. Alguns mangás utilizam o yonkoma no final do capítulo ou volume, como uma piada à parte para complementar a história.

Um exemplo de mangá 4-koma bem conhecido no Brasil é o K-On lançado pela editora New POP O mangá conta a história de quatro garotas que se juntam para continuar as atividades um clube de sua escola, chamado de clube de música leve. Ao contrário do que o nome sugere para uma das garotas, o clube consiste em uma banda. A história mostra o dia a dia das garotas no clube e na escola, aprendendo a tocar instrumentos, tomando chá e estudando para provas e recuperações.

Outro exemplo é o recém lançado One Week Friends lançado pela Panini que corriqueiramente traz as tirinhas dentro de seu enredo!


Se você gostou desta análise clique nos botões de curtir logo abaixo e não se esqueça de “Seguir” o blog clicando no widget logo ao lado no topo: “Seguidores” que irá ajudar muito! Até a próxima!

 - Autor: Assis Zang

Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Cultura J-POP - 2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Assis Zang.
imagem-logo